Foto do secretário Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária

Horário de funcionamento - 08h às 16h

E-mail da secretaria
coordenacaoagriculturapmca@gmail.com

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária desempenha um papel fundamental na cidade de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico da região por meio do apoio à agricultura e à pecuária. Suas atividades abrangem uma ampla gama de funções e responsabilidades que visam melhorar a qualidade de vida dos agricultores e pecuaristas locais, bem como contribuir para o fortalecimento da economia rural. Aqui estão algumas das principais atividades desempenhadas por essa secretaria:

1. Assistência Técnica: A Secretaria oferece assistência técnica aos agricultores e pecuaristas, fornecendo orientações sobre as melhores práticas agrícolas e pecuárias, manejo de culturas e criação de animais, uso sustentável dos recursos naturais e medidas para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos.

2. Incentivo à Agricultura Familiar: Em parceria com a EMATER, promove programas e políticas específicas para apoiar a agricultura familiar, ajudando pequenos produtores a acessar recursos, como crédito rural, capacitação e assistência técnica, que são essenciais para o sucesso de suas atividades.

3. Estímulo à Diversificação: A secretaria incentiva a diversificação da produção agrícola e pecuária, auxiliando os agricultores a explorarem diferentes culturas e sistemas de criação de animais que sejam mais adequados às condições locais e ao mercado.

4. Sanidade Animal e Vegetal: Em parceria com o IMA, desempenha um papel importante no controle de doenças animais e vegetais, estabelecendo medidas de prevenção, monitoramento e controle para garantir a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos agrícolas.

5. Capacitação e Treinamento: Em parceria com o SENAR, oferece treinamentos e capacitações para agricultores e pecuaristas, abordando temas como gestão agrícola, tecnologia, sustentabilidade e boas práticas de produção.

6. Gestão de Recursos Naturais: A secretaria atua na gestão sustentável dos recursos naturais, incentivando práticas agrícolas e pecuárias que preservem o meio ambiente e promovam a conservação do solo e da água.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária desempenha, assim, um papel multifacetado e crucial na promoção do desenvolvimento rural sustentável em Cedro do Abaeté, contribuindo para o bem-estar da comunidade local e o fortalecimento da economia rural. Suas atividades são essenciais para impulsionar a agricultura e a pecuária na região e garantir um futuro próspero para os agricultores e pecuaristas locais.

E-sic