Foto do secretário Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente

Sec. de Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente
Bráulio Afonso Brito Borges

Endereço - Avenida Coronel Francisco Guimarães,Centro,Cedro do Abaeté/MG
Horário de funcionamento - 07h às 16h

E-mail da secretaria
smeltma@cedrodoabaete.mg.gov.br

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente desempenha um papel multifacetado e fundamental na cidade de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao promover o bem-estar dos cidadãos, impulsionar o turismo local e preservar o meio ambiente. Suas atividades abrangem uma ampla gama de responsabilidades que contribuem para a qualidade de vida da comunidade e o desenvolvimento sustentável da região. Aqui estão algumas das principais atividades desempenhadas por essa secretaria:

1. Fomento ao Esporte: Promove a prática esportiva entre os cidadãos, incentivando a participação em diversas modalidades esportivas, desde o esporte amador até o profissional, apoiando atletas locais e a realização de eventos esportivos.

2. Programas de Lazer: Desenvolve programas de lazer para todas as faixas etárias, proporcionando atividades recreativas, parques e espaços de convívio para a comunidade desfrutar de momentos de diversão e descontração.

3. Turismo Local: Estimula o turismo na cidade, promovendo seus atrativos naturais, culturais e históricos. Isso inclui a divulgação de eventos locais, festivais, trilhas ecológicas e outras atrações que incentivam visitantes a explorar a região.

4. Preservação Ambiental: Zela pelo meio ambiente, promovendo a conscientização ambiental e implementando medidas para a preservação da fauna, flora e recursos naturais do município. Isso inclui a gestão de áreas de conservação e o combate à poluição.

5. Educação Ambiental: Desenvolve programas de educação ambiental nas escolas e comunidades locais, conscientizando sobre a importância da conservação ambiental e incentivando práticas sustentáveis.

6. Promoção da Gastronomia Local: Estimula a gastronomia local, destacando os produtos regionais e apoiando empreendimentos locais, como restaurantes e feiras gastronômicas.

7. Desenvolvimento do Ecoturismo: Fomenta o ecoturismo, criando trilhas e roteiros que permitem aos visitantes explorar a natureza local de forma sustentável.

8. Infraestrutura para o Lazer: Investe na construção e manutenção de áreas de lazer, como parques, quadras esportivas e espaços para eventos ao ar livre.

9. Parcerias com o Setor Privado: Trabalha em parceria com o setor privado, atraindo investimentos para o turismo local e fomentando o desenvolvimento econômico da cidade.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Meio Ambiente desempenha um papel vital na promoção do bem-estar, na preservação do patrimônio natural e cultural e no estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável em Cedro do Abaeté. Suas atividades tornam a cidade mais atrativa para os moradores e visitantes, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade e para o fortalecimento da identidade local.

E-sic