Foto do secretário Secretaria Municipal de Assistência e Previdência Social

Horário de funcionamento - 07h às 16h

E-mail da secretaria
socialcedro@gmail.com

A Secretaria Municipal de Assistência e Previdência Social desempenha um papel vital no município de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao promover o bem-estar social e o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. Suas atividades abrangem uma ampla gama de serviços e programas que visam garantir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os cidadãos tenham acesso a condições de vida dignas. Aqui estão algumas das principais atividades desempenhadas por essa secretaria:

1. Assistência Social: A secretaria oferece assistência social a indivíduos e famílias em situação de risco, fornecendo ajuda financeira, alimentação, abrigo e suporte psicossocial. Isso inclui programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que auxiliam na redução da pobreza e da desigualdade.

2. Apoio a Grupos Vulneráveis: Ela desenvolve programas específicos para grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de violência. Esses programas visam garantir direitos, proteção e inclusão social.

3. Previdência Social: A secretaria administra os sistemas de previdência social, garantindo que os cidadãos tenham acesso a benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. Também auxilia na concessão de benefícios por incapacidade e outros auxílios.

4. Programas de Capacitação e Inclusão Produtiva: Promove programas de capacitação profissional e inclusão produtiva, capacitando pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho e estimulando o empreendedorismo.

5. Proteção à Infância e Juventude: A secretaria trabalha para garantir os direitos das crianças e adolescentes, prevenindo o trabalho infantil, promovendo a educação de qualidade e protegendo contra abusos e exploração.

6. Gestão de Benefícios Sociais: Ela gerencia a concessão e a manutenção de benefícios sociais, assegurando que aqueles que têm direito recebam o apoio de maneira eficiente e sem burocracias excessivas.

7. Atendimento Psicossocial: Disponibiliza atendimento psicossocial e psicológico para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte emocional e orientação para superar dificuldades.

8. Campanhas de Conscientização: A secretaria promove campanhas de conscientização sobre temas importantes, como combate à violência doméstica, prevenção de doenças, direitos humanos e inclusão social.

9. Acompanhamento de Beneficiários: Realiza acompanhamento periódico dos beneficiários de programas sociais, garantindo que eles continuem a receber o apoio necessário e promovendo a autonomia.

10. Parcerias com Entidades Sociais: Trabalha em parceria com organizações da sociedade civil, instituições religiosas e outras entidades que atuam na área social para ampliar o alcance e o impacto de suas ações.

A Secretaria Municipal de Assistência e Previdência Social é fundamental para a construção de uma comunidade mais justa e solidária em Cedro do Abaeté, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos humanos. Suas atividades visam criar uma rede de segurança social que protege os mais vulneráveis e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, tornando a cidade um lugar mais inclusivo e acolhedor para todos os seus habitantes.

E-sic