Foto do secretário Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretário de Educação e Cultura
João Marcos do Nascimento

(37) 3544-1294

Endereço - Rua Diamantina,59,Centro,Cedro do Abaeté/MG
Horário de funcionamento - 7h às 16h


E-mail da secretaria
smec@cedrodoabaete.mg.gov.br

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura desempenha um papel central na cidade de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao promover a educação de qualidade e o enriquecimento cultural da comunidade local. Suas atividades abrangem uma ampla gama de responsabilidades que visam garantir o acesso à educação, preservar a cultura local e estimular o desenvolvimento intelectual e criativo dos cidadãos. Aqui estão algumas das principais atividades desempenhadas por essa secretaria:

  1. Gestão da Rede de Ensino: A secretaria é responsável pela administração das escolas municipais, supervisionando a qualidade do ensino, o currículo escolar e a infraestrutura das instituições de ensino.

  2. Inclusão Educacional: Trabalha para garantir a inclusão de alunos com deficiência e necessidades especiais, oferecendo suporte pedagógico e adaptações necessárias para que todos tenham acesso à educação.

  3. Formação de Professores: Desenvolve programas de formação continuada para professores, capacitando-os com as melhores práticas pedagógicas e atualizações em suas respectivas áreas de ensino.

  4. Programas de Alfabetização: Promove programas de alfabetização para crianças, jovens e adultos que ainda não possuem pleno domínio da leitura e da escrita, visando combater o analfabetismo.

  5. Estímulo à Leitura: Fomenta o hábito da leitura por meio de bibliotecas públicas, incentivos à escrita, realização de feiras do livro e promoção de atividades literárias.

  6. Preservação Cultural: Valoriza e preserva a cultura local, apoiando eventos culturais, festivais, grupos artísticos e a conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

  7. Acesso à Arte e Cultura: Promove o acesso à arte e à cultura, incentivando a participação da comunidade em atividades como teatro, música, dança, artes visuais e artesanato.

  8. Educação Ambiental: Desenvolve programas de educação ambiental, conscientizando alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

  9. Tecnologia na Educação: Integra a tecnologia na educação, proporcionando aos alunos e professores recursos digitais para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

  10. Parcerias Educacionais: Colabora com outras instituições educacionais, como universidades e escolas técnicas, para ampliar as oportunidades de ensino e capacitação.

  11. Planejamento Educacional: Desenvolve planos estratégicos para o crescimento e aprimoramento do sistema educacional municipal, alinhados às diretrizes nacionais de educação.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais informada, criativa e culturalmente rica em Cedro do Abaeté. Suas atividades visam não apenas proporcionar uma educação de qualidade, mas também enriquecer a vida cultural da comunidade, fortalecendo a identidade local e preparando os cidadãos para os desafios do mundo contemporâneo. Como resultado, contribui para o desenvolvimento social e intelectual de seus habitantes e para o progresso da cidade como um todo.

O site da Prefeitura Municipal de Cedro do Abaeté usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.

Portal da Transparência
E-sic