Foto do secretário Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras públicas

Horário de funcionamento - 7h às 16h

E-mail da secretaria
frotas@cedrodoabaete.mg.gov.br

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras Públicas desempenha um papel fundamental na cidade de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao ser responsável por planejar, coordenar e executar uma variedade de projetos e serviços que têm um impacto direto na qualidade de vida e no desenvolvimento urbano da comunidade. Abaixo estão algumas das principais responsabilidades e atividades desempenhadas por essa secretaria:

1. Manutenção da Infraestrutura Urbana: Uma das principais tarefas da Secretaria é garantir a manutenção adequada da infraestrutura urbana, incluindo ruas, avenidas, praças, calçadas e sistemas de drenagem. Isso envolve a realização de reparos, recapeamentos e a construção de novas vias quando necessário.

2. Gestão de Obras Públicas: A secretaria é responsável por planejar e executar obras públicas, como a construção de escolas, postos de saúde, creches, praças, quadras esportivas e outros equipamentos que atendam às necessidades da comunidade.

3. Limpeza Urbana: Coordena a coleta de lixo, varrição de ruas, remoção de entulhos e manutenção de áreas públicas limpas e organizadas.

4. Arborização Urbana: Promove a arborização de vias públicas e áreas verdes, contribuindo para a qualidade do ar, a estética urbana e o bem-estar da população.

5. Gestão de Parques e Praças: Cuida da manutenção e melhoria de parques, praças e áreas de lazer públicas, proporcionando espaços de convívio para a comunidade.

6. Sinalização Viária: Implanta e mantém a sinalização de trânsito, incluindo placas, semáforos e faixas de pedestres, para garantir a segurança nas vias públicas.

7. Planejamento Urbano: Contribui para o desenvolvimento urbano sustentável, participando do planejamento e da regulamentação do uso do solo, zoneamento e ordenamento territorial.

8. Controle de Inundações: Implementa medidas para prevenir inundações, como a construção de sistemas de drenagem e a limpeza de canais de água.

9. Gestão de Resíduos Sólidos: Gerencia a disposição final de resíduos sólidos de forma ambientalmente responsável, promovendo a reciclagem e a destinação adequada do lixo.

10. Manutenção de Equipamentos Públicos: Realiza a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde e prédios administrativos.

11. Atendimento ao Cidadão: Oferece canais de atendimento para a comunidade registrar demandas, solicitar serviços e obter informações sobre obras e projetos em andamento.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras Públicas desempenha um papel crucial na melhoria da infraestrutura urbana, no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida dos habitantes de Cedro do Abaeté. Seu trabalho visa criar uma cidade mais segura, limpa e agradável, promovendo o crescimento ordenado e o bem-estar da comunidade. Além disso, contribui para a construção de um ambiente urbano que atende às necessidades presentes e futuras da população.

E-sic