Foto do secretário Secretaria Municipal de Saúde

Secretária de Saúde
Cássia Maria dos Santos

(37) 99996-8348 / 3544-1144

Endereço - Avenida Coronel Francisco Guimarães,268,Centro,Cedro do Abaeté/MG
Horário de funcionamento - 7h às 16h


E-mail da secretaria
sms@cedrodoabaete.mg.gov.br

A Secretaria Municipal de Saúde desempenha um papel vital na cidade de Cedro do Abaeté, Minas Gerais, ao promover a saúde e o bem-estar da comunidade local. Suas atividades abrangem uma ampla gama de responsabilidades que visam garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade, prevenir doenças e promover um ambiente saudável. Abaixo estão algumas das principais responsabilidades e atividades desempenhadas por essa secretaria:

  1. Atenção Primária à Saúde: A Secretaria de Saúde é responsável pela gestão das unidades básicas de saúde (UBS) e pela oferta de serviços de atenção primária, incluindo consultas médicas, vacinação, pré-natal, planejamento familiar e cuidados preventivos.

  2. Campanhas de Saúde Pública: Promove campanhas de vacinação, prevenção de doenças transmissíveis, como dengue e COVID-19, e conscientização sobre hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física.

  3. Assistência Especializada: Oferece serviços de saúde especializados, como atendimento odontológico, exames laboratoriais, fisioterapia e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.

  4. Gestão de Emergências de Saúde: Desenvolve planos de contingência para situações de emergência, como epidemias e desastres naturais, e coordena a resposta em situações de crise de saúde pública.

  5. Saúde da Criança e do Adolescente: Realiza ações específicas para garantir a saúde e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, incluindo acompanhamento nutricional, vacinação e prevenção de gravidez precoce.

  6. Saúde da Mulher: Oferece serviços de saúde voltados para as necessidades das mulheres, incluindo acompanhamento pré-natal, exames de prevenção de câncer e atendimento ginecológico.

  7. Saúde do Idoso: Desenvolve programas de cuidado e assistência aos idosos, incluindo acompanhamento médico geriátrico e atividades de promoção do envelhecimento saudável.

  8. Vigilância Epidemiológica: Monitora a ocorrência de doenças contagiosas, realiza investigações epidemiológicas e implementa medidas de controle em casos de surtos ou epidemias.

  9. Gestão de Medicamentos e Insumos: Responsável pela gestão e distribuição de medicamentos, materiais e insumos necessários para o funcionamento das unidades de saúde.

  10. Educação em Saúde: Promove a educação em saúde por meio de programas de conscientização e capacitação da comunidade sobre temas como prevenção de doenças, higiene pessoal e cuidados com a saúde.

  11. Planejamento e Gestão de Recursos: Desenvolve planos estratégicos de saúde, aloca recursos financeiros de forma eficiente e busca parcerias para fortalecer o sistema de saúde municipal.

  12. Atendimento ao Cidadão: Oferece canais de atendimento para a comunidade, onde os cidadãos podem obter informações sobre serviços de saúde, agendar consultas e registrar reclamações ou sugestões.

A Secretaria Municipal de Saúde desempenha um papel crítico na promoção do bem-estar e na garantia de cuidados de saúde de qualidade para os residentes de Cedro do Abaeté. Seu compromisso com a prevenção, o atendimento médico e a promoção da saúde é essencial para manter a população saudável e contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida da cidade.

O site da Prefeitura Municipal de Cedro do Abaeté usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.

Portal da Transparência
E-sic